terça-feira, 26 de março de 2019

Fim de Semana em Curitiba - Parte I

No final de semana de 22, 23 e 24 de Março eu e Karol fomos visitar e Elaine em Curitiba. Nós três nos conhecemos em Dublin, durante nosso intercâmbio que foi de 2011 a 2013. Razão pela qual esse blog existe aliás.

Cheguei em Curitiba no início da noite, como a Karol tinha chegada à tarde, ela e Elaine já estavam em um bar, então eu fui direto do aeroporto pra lá.

Nos céus de São Paulo

Do Aeroporto ao centro de Curitiba

É muito simples sair do aeroporto e ir ao centro de Curitiba, o ônibus Executivo tem o ponto fácil de identificar e custa R$10,00 em cartão e R$15,00 em dinheiro. Sim, é mais caro em dinheiro, não sei o motivo mas é assim. O ônibus tem várias paradas em pontos estratégicos da cidade.

Eu fui de ônibus até o Shopping 24 horas e de lá peguei um uber até o bar.

As meninas estavam no bar e a Elaine ficou na porta me esperando, já que não tem um identificação tão evidente pra quem nunca foi.

Coloquei minha mochila no canto e ficamos colocando a conversa em dia, já que a última vez que tínhamos nos encontrado foi em Novembro em Porto Alegre.

O bar serve comidas típicas (ou com inspiração) ucraniana, quando cheguei elas já tinham pedido bolinho de carne e depois pediram carne de onça, os bolinhos eu comi, mas a carne de onça eu deixei pra elas.

Foto: Karoline Cabreira

Eu gostei muito do bar, é um salão enorme, com muitas mesas, e tem uma parte externa que sempre é mais utilizada pelos fumantes. A comida é boa, os preços justos e é frequentado por uma galera muito interessante.

Gin Tônica e Expresso Duplo

Depois do bar fomos pra casa da Elaine, que nos hospedou esse fim de semana. Lá ficamos batendo papo e bebendo um belo gin tônica até altas horas, resolvemos não ir dormir tarde demais por queríamos curtir bem o dia seguinte.

Na manhã de sábado acordamos mais tarde do que queríamos, mas ainda assim a Elaine nos preparou um café da manhã de hotel, conversamos sobre o que poderíamos fazer no dia, traçamos um roteiro metal e saímos rumo ao primeiro destino.

Parque Tanguá

A Elaine é uma adulta de verdade e tem carro, então ela foi nossa motorista esses dias. O Parque Tanguá não fica longe da casa dela e foi nossa primeira parada. É um parque bem grande  muito bonito. Estava muito calor em Curitiba nesses dias que nós passamos lá, saímos de casa de calça jeans e nos arrependemos, mas já estávamos no parque então demos várias voltinhas e tiramos muitas fotos.

Foto: Elaine Nunes

Opera de Arame

Depois do Parque resolvemos voltar pra casa pra mudar de roupa, mas no caminho paramos na Ópera de Arame que é uma das atrações de Curitiba, como fica do lado da Pedreira Paulo Leminsk fomos lá dar uma olhada. A Elaine diz que show ali são incríveis.

Tem que pagar pra entrar na Ópera de Arame, pagamos R$10,00. O Lugar é bem interessante, o auditório é destinados a formaturas e várias outras cerimonias. De terça a Domingo tem concerto em um palco flutuante no meio do lago logo ao lado do restaurante.

Enquanto estávamos lá os músicos estavam tocando um jazz bem gostoso o que dava um clima incrível pro lugar. Saindo da estrutura fomos dar uma voltinha por ali mesmo e achamos um lugar com um banquinho e uma decoração feita pra tirar fotos e postar no Instagram. Foi o que fizemos.

Jardim Botânico de Curitiba

Depois de passar no apartamento pra trocar de roupas fomos ao Jardim Botânico de Curitiba, que com certeza você já viu alguma foto nessa internet. o Jardim em si é enorme e um parque super lindo e muito bem cuidado, tem um estacionamento lá pra quem vai de carro, mas dá pra parar nas ruas próximas que é tranquilo também, foi o que fizemos.

Não vou cansar de repetir que estava um dia lindo, com sol e calor.

A estufa está em restauração, então não pudemos entrar, mas andamos bastante pelo jardim, como a Elaine é jornalista e fez algumas matérias lá, nos deu um tour cheio de informações interessantes.

Claro que tiramos muitas fotos pra registrar a passagem por ali.

MON - Museu Oscar Niemeyer

Alguns dias antes da viagem a Elaine descobriu que no dia 23/03 iria rolar um festival de música com parceria de uma marca de cerveja no MON, como nós tínhamos dois dias inteiros na cidade, resolvemos ir no museu e também aproveitar o festival.

Quando chegamos lá, era perto das 15h e resolvemos só ficar no festival e voltar pra visitar o museu no dia seguinte, foi uma ótima escolha.

A primeira coisa que fizemos quando decidimos ficar no festival foi procurar algo pra comer, ninguém merece ficar bêbada depois de uma cerveja, então escolhemos uma das muitas opções de algo pra comer, nos alimentamos e daí partimos pra provar as cervejas.

O festival tinha um compromisso em ser um evento limpo, então não haviam copos descartáveis, você precisava comprar um copo de plástico resistente por R$6,00, esse copo poderia ser devolvido até as 20h e daí o valor pago também seria devolvido, caso você esquecesse de devolver ou resolvesse ficar com o copo, tudo lindo e sem lixo. Os copos tinham capacidade de 350ml.

Com seu copo em mão bastava ir no caixas ou achar os caixas abulantes comprar tickets de no mínimo R$5,00. As cervejas tinham valores entre R$10,0 e R$20,00. Compramos nossos tickets e escolhemos nossas primeira cervejas. Eu comecei com uma witbier.

Fomos pra parte do parque que fica atrás do museu, ali é um parque muito frequentado por pessoas com crianças e cachorros e por causa do público do festival também tinha muita gente jovem. Achamos um ponto na grama pra sentar mesmo sem canga e aproveitar nossas cervejas e o clima maravilhoso não só meteorologicamente mas também do festival.

Depois dessa cerveja ainda peguei uma red ale, que é uma das minha favoritas e fechei com uma avelã porter. Fiz três escolhas certeiras.

Saímos do festival e fomos pra casa onde a Elaine nos preparou um gin tônica, uma massa e depois abrimos um vinho.

Terminamos à noite rindo, ouvindo música e vendo um show da Adele.